terça-feira, 30 de setembro de 2008

Roubado Descaradamente ao Bissau Calling

Mas é por uma boa causa:

"A cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL uniram-se à ONG portuguesa Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano (VIDA) para apoiar o projecto “Saúde até à Aldeia” na Guiné-Bissau, um programa de saúde comunitária e materno infantil de elevada qualidade que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Durante os meses de Agosto e Setembro os clientes da cadeia de lojas LIDL, ao comprarem Cerveja Sagres Zero Six-Pack e Água de Luso, nas referências 1,5L e 5L, estarão a contribuir para a construção do primeiro Centro de Saúde Materno-infantil em S. Domingos na Guiné-Bissau, uma vez que a cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL revertem parte das suas margens para a concretização do Centro. Simultaneamente os portugueses serão desafiados a “medir o seu coração” dando 1,5 Euros de vida para uma consulta de pediatria ou 2 Euros para o seguimento médico de uma grávida doando assim esse serviço às crianças e mães que recorrem ao Centro Materno-infantil."

Portanto, tudo ao LIDL comprar Água Luso. Se não comprarem Sagres Zero eu compreendo. A não ser que o vosso nome seja Luis. Nesse caso é completamente normal.

Epa quase que me esquecia! Em Bijimita, ao lado da escola: 


As "nossas" escolas.

*Alguem sabe como fazer o upload de coordenadas do GoogleEarth?

Saida Dia 2

Os ultimos dois dias têm sido preenchidos com idas ao campo. Fomos a todas as escolas do projecto definir a localização exacta da implementação dos furos, para que se possa realizar os estudos geofisicos. Resume-se basicamente a chegar a cada escola, explicar ao director (supostamente já deveria ter sido informadao, mas enfim) o que estamos lá pr'a fazer e perguntar-lhe onde é que a escola quer o furo (tomando em conta certas limitações). Marcar o sitio com GPS e uma fotografia, e seguir pr'o próximo.
Anyway...a 1ª escola ficava a certa de hora e tal ao longo de uma estrada de terra batida. Viagem feita no fresquinho da manha (deviam estar uns frigidos 24ºC) entre arvores gigantes e pântanos saidos directamente do Jurassic Park
Como a epoca escolar ainda não começou (supostamente começa amnha, mas há uma serie de complicações de momento, nomeadamente greve de professores que não são pagos, alguns há 2 anos) ainda não há ninguem nas escolas expeto os Directores e alguns professores. Não foi uma experiência assim muito emocionante, talvez devido ao pouco contacto humano, mas ficam umas imagens:

É dificil ter noção da escala, mas esta cena é enorme.

A amiga Maia. Tinha a voz mais fofa que já ouvi :p

Cow-boys. Hur Hur.

A minha chefe/orientadora Begoña a servir de marcador para o furo.

domingo, 28 de setembro de 2008

Dedicatoria


Do Estevão ao Melo, com carinho. 


Better run through the jungle



Começa se a tornar tradição ir correr ao Domingo/Feriado p'ro mato com os nossos vizinhos Australianos (aqueles que gostam de beber cerveja e fazer coisas explodir, boa gente). E claro, á boa maneira Hugman, perdermo-nos sempre umas quantas vezes pelo caminho. Sempre é algo mais estimulante que dar voltas a uma pista de atletismo. Há sempre aquela adrenalina criada pela questão "Que é que estará por entre a vegetação que me chega ao pescoço e que me impede de ver onde estou a colocar os pês?". E de estar a saltar por cima e a desviar de ramos que trespassam o caminho a cada dois metros. E especialmente quando o gajo que vai á frente começa a gritar "Cobra!" (no fim era só um ramo).

Depois chegar a casa e tomar um pequeno almoço de cerveja fresquinha e papaia! :D

HurHur #2

The Men Commandments

Extractos: 
-If you've known a bloke for more than 24 hours, his sister is off limits forever, unless you actually marry her.

-If a man's fly is down, that's his problem, you didn't see anything

-Moaning about the brand of free beer in a mate's fridge is forbidden. Complain at will if the temperature is unsuitable.

-If you compliment a bloke on his six-pack, you'd better be talking about his choice of beer.

-The morning after you and a girl who was formerly "just a friend" have carnal drunken monkey sex, the fact that you're feeling weird and guilty is no reason not to nail her again before the discussion about what a big mistake it was.

-Any Man who brings a camera to a stag night may be legally killed and eaten by his mates.

*Esta descoberta resultou duma discussão com uma amiga minha sobre a criação de uma religião, baseada na ideia de que após a morte, vamos todos para o Great Red Light District in the Sky. Sim eu sei que deveria a estar a fazer algo de util.

I like my coffee in all ways and manners. Just as long as it's coffee.

**Note to self: Evitar posts enqanto meio a dormir. Não dá boons resultados.

sábado, 27 de setembro de 2008

Saturday Morning Blues



Deve ser da falta de café em casa. 
Ou talvez de estar a trabalhar durante o fim de semana (bloody translation work).
Maybe both :p

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

24 de Setembro


Em 24 de Setembro de 1973, o PAIGC proclama unilateralmente a independência da Guiné-Bissau, que foi prontamente reconhecida por um grande número de países.

A razão por qual tudo e mais alguma coisa, de estádio a Hoteis, chama-se "24 de Setembro".
E portanto mais uma folga:)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Afinal a Águia Vôa

Descobri a Casa Benfica hoje. Come se bem lá. Se bem que o serviço podia ser melhor.
Mas o dono é Português (se não me engano) por isso não sei se conta :P

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Gabu, Bafatá e a piscina da ASCON

Bem, supostamente deveria estar no escritório a trabalhar arduamente. Mas a minha coordenadora parece estar doente (eu cá pessoalmente acho que é residuos da ressaca de sabado...mas mais sobre isso daqui a bocado) e como eu já despachei tudo o que tinha para fazer, tirei o resto do dia.

Na passada sexta-feira, o meu velhote lembrou-se que queria ir experimentar um hotel novo que ( tinha ele ouvido dizer) abriu lá p'rós lados de Gabu. 
Gabu fica ali ->
Portanto lá abalamos nós após o almoço (sim baldamo-nos ao trabalho na sexta feira á tarde também:p) ao som do Ice Ice Baby do Vanilla Ice a bombar na rádio. O caminho demora cerca de 2h e picos, para viajar cerca de 180km, salvo erro. 
Até há relativamente pouco tempo, as estradas eram bastante muito muito extremamente más. Do genero fazeres o caminho todo aos ziguezagues para evitar os buracos enormes que perfuram a estrada que sobrevive desde a epoca colonial. No entanto recentmente a soperficie foi reposta (com fundos da UE) e agora a estrada está excelente.
Nem 15min tinham passado após sairmos da cidade quando somos mandados encostar por um policia numa "operação stop". Muito amigável e jovial o shôr guarda cumprimentou-nos com um aperto de mão vivaço e segui directamente ao assunto: era sexta-feira, e ele precisava do seu "fim de semana"..2000, 1000 CFAs, algo simbolico dizia ele, sem rodeios. O Steve riu se e disse que nós tavamos de serviço. E, surprise!Surprise! Ele não insistiu mais! Mandou nos seguir caminho. Nem pedir documentos nem nada...
Andar de carro pelo mato na guiné é por si só um passatempo. Passas a miaor parte do tempo entre duas muralhas de verde cerrado. Por vezes vislumbras atravês do folhedo colónias de termitas, de terra vermelha, que se elevam geralmente aos 2 e 3 metros de altura. Ocasionamente abre-se uma clareira, e passas por grandes extensões de arrozais de um verde vivo intenso. Á parte das variações de tons de verde (e do vermelho das colónias) há muita pouca cor. Não há quase nenhumas flores. Por vezes vislumbram-se umas flores amarelas pequenas e pouco mais. 
De Gabu+Bafatá
Mas a falta de variação da vegetação é contraposta com a multitude de gente. Quase que não há um kilometro que não tenha gente na estrada. Poucos carros. Mas muita gente a pé e de bicicleta. Parece que muita gente do campo migrou para ao pé da estrada, aumentando a concentração populacional á sua beira. E as pessoas parecem muito mais simpáticas. Ao passares pelas tabancas (aldeias) ouves o ocasional grito tipico de "Brâanco!" e as pessoas acenam adeus, esboçando um sorriso.
Entre tudo isto, descobri a razão por qual o conceito dos filmes do Bond é tão completamente espectacular!(o conceito atenção!não necessariamente os filmes)
Chegados a Gabu já de noite (o sol poe se cedo) descobrimos o hotel logo á entrada da cidade. Ainda estava semi em construção, mas já tinha quartos prontos, portanto ficamos. O dono é um caçador francês (que falava uma mistura de crioulo e francês que, estranhamente, até se percebia bem) que começou a construir o hotel em 1996, mas que foi obrigado a abandona-lo em '98 com a guerra civil. Voltou o ano passado e continuo o projecto. 
Há que se dizer, que apesar de ainda estar em construção, já estava bastante espectacular e vê-se que tem um grande potencial (esqueci-me de tirar fotos:p).

Manhã seguinte, e fizemos um tour "á Steve" de Gabú. 15min a dar a atavessar a cidade de jipe :p
Apesar de esta ser supostamente a segunda maior cidade do país no momennto, há que se dizer que vimos tudo! Não é lá muito grande, sendo basicamente meia duzia de pequenas "avenidas" rodeadas por bairros. 
Avenida: 
De Gabu+Bafatá

De volta pa Bissau! Com intuito de parar em Bafatá que fica no caminho. Bafatá é a cidade natal de Amílcar Cabral (e era até há pouco tempo a segunda maior cidade).
Aqui sim há umas vistas bastante interessantes.
A cidade encontra-se sobre um pequeno plateau na margem do rio Geba. Tem um porto, construido na epoca colonial, com edificios (algo delapidados) ainda sobreviventes dessa altura. Só consegui tirar uma fotografia da igreja, 
De Gabu+Bafatá
e pouco mais, mas se não me engano há mais no Google Earth.
No cimo do plateau há uma pista de aterragem de um antigo aeroporto que não está em uso. Apesar de ter sido construido durante a guerra colonial, e ser meramente uma camada de asfalto (?) de cerca de um ou dois centimetros, colocado directamente em cima do solo, está em estremamente boas condições.
Lá passamos cerca de uma a duas horas a caminhar atrvês de um bairro á beira do rio. Trocando "bons dias" e "como está" a torto e a direito com todos que nos cruzavam o caminho.
Conseguem descobrir a ponte nesta foto?Foi até lá que caminhamos:
De Gabu+Bafatá

E depois de volta a Bissau, já com um bronze á pedreiro, para ir a uma "pool party".
A ASCON é uma empresa de perfuração (que tem o monopólio total do mercado na Guiné e que é portanto bastante bem abastecida), e o dono cedeu a sua piscina para o pessoal das ONGs fazerem festas, aprentemente. 
Bem...muita cerveja, genta na piscina (que devia estar a uns bons 40ºC) e uma autentica babilónia com uma boa meia duzia de linguas diferentes a serem faladas. Enough said.;)

Toica, Over and Out.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Update #2


Após passar dois dias de semi-convalescência, em que o segundo foi passado fechado em casa sem falar com ninguem, estou assim com alguma necessidade de "comunicar". Dado que o meu velhote já tá ferrado a dormir (10min após chegar a casa e sem sequer tocar no maravilhoso jantar que eu preparei..ah! é vdd, outracoisa que tinha pa dizer mas que me esqueci..bem fica pra outra altura)..onde é que eu ia? ah! pois, como o velhote já tá a dormir, venho "conversar" aqui com uma página em branco.

Iniciei a semana passada, e tenho continuado esta, a desenvolver dois estudos para a realização do projecto da MdM. 

O primeiro é um estudo da viabilidade da implementação de um sistema de saneamento ECOSAN (saneamento ecológico). A Ecosan baseia-se na ideia que o esgoto (para usar um termo mais "soft" :p) deve ser considerado como um recurso (ou pelo menos um resíduo reciclável) e não desperdiçado como é feito na maioria dos sistemas de saneamento. A ideia é tratar os resíduos (atravês da compostagem, ou preferencialmente por desidratação) e reutiliza-los como fertilizante. 
Entre uma miriade de problemas técnicos, há o grande problema de convencer as pessoas a adoptar as técnicas e os hábitos necessários para que o sistema funcione. E portanto o que eu estou a fazer é uma análise da viabilidade técnica (dimensionamento das latrinas, etc.), económica (quanto se gasta na construção, e será que a poupança em fertilizante compensa?), e sociál (quais são os hábitos e costumes em relação ao saneamento,etc.).
Podia se dizer que estou , no fundo, a trabalhar na merda :p
O segundo, é na área que eu aprecio mais, e é basicamente um estudo hidrológico da região, que há de servir como um estudo da viabilidade para o sistema de abastecimento de água. Inda estou numa fase muito inicial, tendo apenas feito uma revisão de projectos já existentes (tudo em Francês, que martirio:p) e pouco mais.
Muitas vezes eu e os meus colegas nos queixamos durante os nossos anos de estudantes sobre a dificuldade em encontrar informação util, bem apresentada e recente. Nem se compara. Mas tasse bem. I'm lovin' it, como dizem os outros!:p

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

domingo, 14 de setembro de 2008

Ramadhan


Algo que tenho estado pra falar mas que me tenho esquecido.
Começou o fim de semana passado (se não me engano) o mês de Ramadão. Uma grande percentagem do povo Guineense é muçulmana, tendo assim esta celebração (é uma celebração? em Inglês dizemos "observance", desconheço a tradução desta palavra em 'Tuga) religiosa algum peso no dia a dia do momento. Façam favor de se instruir.
O outro dia uns miúdos ralharam comigo por estar a comer almoço :p


Closure, Lacking



It is always born with love, but does not always die with it.


Time Warp

Algo que não pára de me espantar é a alteração que a Guiné provocou ao meu relógio biológico. Eu sou uma pessoa que gosta de dormir. Se não tiver obrigações ou coisas para fazer sou capaz de estender o meu sono indefinidamente (não tanto como esta pessoa, mas esse também é um caso especial:p). No entanto, encontro me a acordar ás 7-8:00 da manha a um Domingo!(E só tinha planos vagos para ir jogar á bola algures lá pro meio/fim da tarde). Sábado, acordei ás 6am (no entanto mesmo assim consegui perder o barco até ás ilhas:p), sem despertador, sem barulho na rua etc e após uma noitada!

Ainda não arranjei uma explicação por esta alteração na necessidade/vontade de dormir. As hipóteses mais óbvias (sol levanta-se mais cedo, barulho dos geradores, calor, etc.) são facilmente refutáveis (a casa é escura durante todo dia mesmo com as janelas todas abertas, o barulho é relativamente baixo e já dormi com pior, já estou aclimatizado e não reparo tanto no calor...) .

Outra "alteração do tempo" é a impressão que este anda mais devagar. Muitas vezes dou por mim ao meio do dia a pensar que já vou ao final da tarde. Parece que despacho o trabalho mais depressa e tudo :p

Não sou o único a sentir este fenómeno! Já umas quantas pessoas me comentaram sobre ele.

Deve ter algo a haver com as diferenças de temperatura e do ciclo solar. Heh!:p

Role Reversal



"Hi! Haaaave you met Ted?"

Versão Guiné:

"Branco! Paga cerveja, são só quinhentos!"
*O Estêvão haveria de adorar :p


sábado, 13 de setembro de 2008

Resultados

Bem, heh, isto só era pra ser publicado prá semana mas como o primeiro e único concorrente acertou em todas palavra por palavra (*cough*interesante como traduziste "papaia" como "mamão", mesmo após eu ter trocado o "mamão" do original por "papaia" :p):

Está portanto prometido o sixpack ao Sr.Quirosene!:p

1º - "Ami i rasa papaia: N ka ta durmi na bariga di algin"
R: eu sou como o mamão: não fico parado na barriga de ninguém

2º - "Baka ki ka ten rabu, Deus ta banal"
R: à vaca que não tem rabo, abana-a Deus

3º - "Bariga pode debu o debu ma bu ka ta toma faka bu rumpil"
R: por pior que a barriga esteja, você não a corta com a faca

4º - "Bu ka sibi si bu mama di bunda i gros, son ora k'i tene mandita"
R: você não sabe se sua bunda é grande, a não ser quando ela tem furúnculo

5º - "Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti"
R: o burro, com pouca ou muita carga, se não é açoitado não anda


6º - "Garandis fala kuma sen mantanpadas i ka sabi tama, ma i sabi konta"
R: os anciãos dizem que cem chibatadas não são agradáveis de tomar, mas de contar

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

End of the Week


Woohooo! Fim de semana!

Bem, a vida começa a criar rotina: levantar ás 7:30, ir pró escritório, almoçar, voltar pró escritório, sair ás 6:00+/-, com sorte ir correr com o velhote (e agora também com os vizinhos, o meu "chefe" e etc) , casa, jantar, arranjar qualquer coisa para ocupar o tempo até dormir, rinse and repeat. A proverbial vida "9 to 5" :p

Não que eu me esteja a queixar, atenção! No entanto, sentir falta do fim de semana é algo por qual não passava há algum tempo.

Adiante!

Fui abandonado por quatro dias enquanto o meu velhote vai a Portugal. Tenho de ir falar com os vizinhos pra fazermos uma "keg party".

Informam me que estou convocado para um re-match no Domingo. Vamos ver se recuperamos a cabra. No entanto acho que também há uma festa por ai no Sábado...o que é capaz reduzir as nossas hipóteses.

Parece que desenvolvi uma miríade de maus hábitos desde que vim para cá:
- Trato toda gente por "tu";
- Uso a palavra "Epá" no inicio da maioria das frases;
- E acabo as frases com " ...,eh?" (acho que apanhei o tique ao ver o filme Blood Diamond)
Agora que estou consciente que tenho estes tiques, espero conseguir largá-los :p

*Preciso mesmo de começar a tirar fotografias :p




quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Desafio



Pago um sixpack de cerveja, da marca que preferir, á primeira pessoa a conseguir traduzir literal ou figurativamente os seguintes provérbios crioulos. No caso de ninguém conseguir todas as cinco, pago uma cerveja por cada proverbio traduzido, á pessoa que conseguir o maior número de traduções correctas.

1º - "Ami i rasa papaia: N ka ta durmi na bariga di algin"

2º - "Baka ki ka ten rabu, Deus ta banal"

3º - "Bariga pode debu o debu ma bu ka ta toma faka bu rumpil"

4º - "Bu ka sibi si bu mama di bunda i gros, son ora k'i tene mandita"

5º - "Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti"

6º - "Garandis fala kuma sen mantanpadas i ka sabi tama, ma i sabi konta"

As traduções corectas serão apresentadas num post daqui a uma semana. É favor apresentarem as vossas propostas de tradução nos "comentários" ou por e-mail.

Hint: Experimentem pronunciar as frases em voz alta.

domingo, 7 de setembro de 2008

Curiosidades #2




Já vi muita gente com camisolas do Sporting, do Porto e até da selecção Portuguesa. No entanto, ainda não vi ninguém com uma do Benfica.

Trainspotting


"It's a shite state of affairs and all the fresh air in the world will not make any fucking difference. "

Sinceramente!


Esta moda do "Mundo Verde" está a chegar ao ponto do ridículo.

Guía Greenpeace para un sexo amigable con el ambiente.

sábado, 6 de setembro de 2008

Paranormal Activity



Hoje tive a ver o 1408, um "mind-twister" algo interessante.
No entanto, prai 10 minutos após ter acabado, enquanto estava já a fazer outra coisa qualquer, apercebi-me que a musica do filme (que cria um ambiente bastante "spooky") ainda continuava.
Não sei se foi atrofio do meu pc, ou se foi algo introduzido pelos produtores do filme, mas foi freaky :p

24 Hour Party People


Bem isto não para! :p

Festa ontem á noite com os meus "patrões" na casa de não sei muito bem quem.

Almoço hoje com os vizinhos novos.
Um casal de Australianos que trabalham na remoção de minas e desmantelamento/destruição de munições e armas.
Gostam de beber cerveja e fazer coisas explodir :p
Já tenho um convite para fazer um estudo/artigo sobre o Impacto Ambiental da destruição de explosivos e munições. De acordo com eles, este é um tema algo polémico de momento na "industria de desmantelamento de armas".

Hoje á noite, outra festa dos "expatriados".
Tenho de ir curar a ressaca para ver se me aguento :p


*Acho que vou seguir o exemplo do resto da população e ir dormir a sesta!

Fiesta




Heh!

*Para mais detalhes é favor contactar a Direcção.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Update

Bem, tou aqui com o meu amigo D.João, já acabei os últimos toques do trabalho de hoje, e achei que tava na hora de por esta coisa em dia :P

Hoje, o escritório da MdM foi assaltado. Oh sí. Levaram os computadores que lá estavam, o que resulta nalguns dias/semanas de trabalho perdido para alguns dos membros da equipa para além do factor €. Portanto pronto, foi assim uma manha algo stressante. Os gajos arrancar as barras de metal que estavam por cima das janelas e afixadas á parede (obviamente não muito bem), para poderem entrar pela janela. Por "alguma razão" o guarda não reparou em nada...

Enfim, c'est la vie.

Algo que achei piada: o Director da delegação veio me perguntar a minha opinião de "Engenheiro" para uma melhor construção das grades. Claro que como "Eng. do Ambiente" eu sei patavina sobre construção, mas enfim, a palavra "engenheiro" leva as pessoas a presumir coisas :p

E pronto...o resto da semana foi preenchido por trabalho...8:30-> escritório até ás 18h e tal..ir pa casa..correr com o meu velhote...beber vinho...dormir. Rinse. Repeat.

Acabei de me aperceber que ainda não expliquei o que estou cá a fazer!

Estou a trabalhar num projecto da MdM para construir e reabilitar furos, e instalar sistemas de saneamento, nas maiores escolas da região de Biombo, em Guiné-Bissau.
De momento estou a ajudar a criar os Termos de Referência (ou Caderno de Encargos) para se poder proceder ao lançamento do concurso para a realização de:
- Estudos Hidrogeológicos
- Construção dos Furos e Instalação das Bombas
Que é algo deveras chato, o que aliado á dificuldade em obter informação cá e ao facto de eu a minha orientadora que tambem não está cá há muio tempo (e que é uma pessoa espectacular, mas pronto..é Espanhola:p) não nos percebermos um ao outro muito bem, leva a alguma frustração na realização.

E pronto...por agora é tudo...tenho que ver se tiro mais fotografias.


quarta-feira, 3 de setembro de 2008

D.João I


Mas há vinho!
Carrascão, mas não se pode pedir tudo!

Tired


Estou cansado.
Estou frustrado.
O trabalho que estou a fazer não tem sentido.
Ninguém me fornece a informação que preciso.
Preciso de uma cerveja.
Tou farto de comer papaia (fruta horrível).


Amanha é outro dia.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Imagens Satelite



Ao procurar imagens cá pro meu trabalho, descobri estas pequenas jóias.
Enjoy.

A região de Biombo, onde há de decorrer o meu trabalho.
A mancha amarela á direita é a cidade de Bissau.


A cidade de Bissau

Desporto Radical


Correr á noite, no cú de judas, sem luz.
Divertido.
Tenho as marcas para o provar;)

*Disclaimer: a fotografia não é minha

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Curiosidades #1


"Problema cá tem" em Crioulo, ao invés de significar que há um problema, significa que não há problema nenhum.