terça-feira, 16 de setembro de 2008

Update #2


Após passar dois dias de semi-convalescência, em que o segundo foi passado fechado em casa sem falar com ninguem, estou assim com alguma necessidade de "comunicar". Dado que o meu velhote já tá ferrado a dormir (10min após chegar a casa e sem sequer tocar no maravilhoso jantar que eu preparei..ah! é vdd, outracoisa que tinha pa dizer mas que me esqueci..bem fica pra outra altura)..onde é que eu ia? ah! pois, como o velhote já tá a dormir, venho "conversar" aqui com uma página em branco.

Iniciei a semana passada, e tenho continuado esta, a desenvolver dois estudos para a realização do projecto da MdM. 

O primeiro é um estudo da viabilidade da implementação de um sistema de saneamento ECOSAN (saneamento ecológico). A Ecosan baseia-se na ideia que o esgoto (para usar um termo mais "soft" :p) deve ser considerado como um recurso (ou pelo menos um resíduo reciclável) e não desperdiçado como é feito na maioria dos sistemas de saneamento. A ideia é tratar os resíduos (atravês da compostagem, ou preferencialmente por desidratação) e reutiliza-los como fertilizante. 
Entre uma miriade de problemas técnicos, há o grande problema de convencer as pessoas a adoptar as técnicas e os hábitos necessários para que o sistema funcione. E portanto o que eu estou a fazer é uma análise da viabilidade técnica (dimensionamento das latrinas, etc.), económica (quanto se gasta na construção, e será que a poupança em fertilizante compensa?), e sociál (quais são os hábitos e costumes em relação ao saneamento,etc.).
Podia se dizer que estou , no fundo, a trabalhar na merda :p
O segundo, é na área que eu aprecio mais, e é basicamente um estudo hidrológico da região, que há de servir como um estudo da viabilidade para o sistema de abastecimento de água. Inda estou numa fase muito inicial, tendo apenas feito uma revisão de projectos já existentes (tudo em Francês, que martirio:p) e pouco mais.
Muitas vezes eu e os meus colegas nos queixamos durante os nossos anos de estudantes sobre a dificuldade em encontrar informação util, bem apresentada e recente. Nem se compara. Mas tasse bem. I'm lovin' it, como dizem os outros!:p

2 comentários:

barrigagolfinho disse...

"Após passar dois dias de semi-convalescência, em que o segundo foi passado fechado em casa sem falar com ninguem, estou assim com alguma necessidade de "comunicar"."
- Ena! Foi preciso ires para aí para tal acontecer! Já estás a melhorar! :)
Mas o que adoro neste blog é o corte da censura!! :)

Toica disse...

*snip*snip*

Pra dizer a vdd não foi intencional..mas dps n cnsgui dscobrir cm é k se punha de volta..por isso apaguei tudo :p