quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Remember When We Were Young?





Remember when you were young, 
You shone like the sun. 
Shine on you crazy diamond. 
Now there's a look in your eyes, 
Like black holes in the sky. 
Shine on you crazy diamond. 
You were caught on the crossfire 
Of childhood and stardom, 
Blown on the steel breeze. 
Come on you target for faraway laughter, 
Come on you stranger, you legend, you martyr, and shine! 

You reached for the secret too soon, 
You cried for the moon. 
Shine on you crazy diamond. 
Threatened by shadows at night, 
And exposed in the light. 
Shine on you crazy diamond. 
Well you wore out your welcome 
With random precision, 
Rode on the steel breeze. 
Come on you raver, you seer of visions, 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fins


Ultimas despedidas (Au revoir, Auf Wiedersehen, Good Bye!). Ultimas fotografias de Bissau ao pôr do Sol (rotunda do Palácio). Ultima corrida no estádio  (curto, apenas 6 voltas). Ultimo jantar (carril vegetariano), ultima cerveja (Sagres 0,5L), ultima dose de loiça, ultimo café (com leite em pó e sem açucar, chavena de jeito é claro, nada dessas mariquices de expresso). Ultimas verificações da mala e afins (bolas, não tenho blusa para quando chego a Portugal).  Ultimas noticias na RTPAfrica(fo**-se 7ºC de minima em Faro, estou agora a ver). Ultimas horas de espera (check-in ás 22h, levantar voo ás 2:20h). Ultimo blogpost (por agora pelo menos). 

Até já.
So where do we go next?

sábado, 15 de novembro de 2008

Arrumações

Quando não se tem nada pa fazer inventa-se:


..e agora que já fiz brunch, pus a roupa a secar, pensei drante uns segundos em arrumar o quarto (claro que não o fiz, por quem me tomam?), what next?  Talvez vá ver se testemunho o ultimo dia de campanha eleitoral (ou será que foi ontem?)..ou talvez correr outra vez...
Heh, I must realy be bored to be writing about this bollocks.

There are few things more depressing than waking up at 7:00 AM on a saturday morning, and then realising you have bugger all to do for the next five days. 
Where did that Irie feelin' go? Oh wait, I remember now.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

EIA desminagem

Alguem tem algum interesse em realizar em conjunto comigo um EIA para um projecto de desminagem? Meramente pela experiência.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

The meaning of "Toica"

Epa...bolas!
'Tava a ver a cena do Feedjit, que mostra o "caminho" que quem vê o blog leva para cá chegar, quando reparo que alguem chegou cá a procurar no Google "toiça em inglês". Despertado a minha curiosidade, procurei Toica no google. Eu apareço no Wikipedia!!! :P Ou pelo menos a minha alcunha, vá! Aparentemente sou algum tipo de tecnologia japonesa. 


E qual a minha surpresa quando:


Disclaimer: quaisquer erros de gramática etc. são devidos ás multiplas cervejas Sagres que os meus vizinhos me induziram a consumir.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

It's a Small World We Live In

1º- O Brazileiro com quem trabalho comprou casa, e mudou a sua familia para Albufeira antes de vir para a Guiné;

2º- Conversando com alguem ao beber uma cerveja (Cristal é claro) no Mobis, um bar/lounge em Bissau, descubro que é uma ex-aluna de EBG da FCMA que está cá a dar aulas;

3º- No Saltinho dou me com um grupo de 'tugas que vieram de Portimão/Lagoa de carro até Bissau;

...havia outra mas agora não me lembro...fica p'ra depois.

MdM Goes to Saltinho

No Domingo passado cerca de metade da equipa dos Médicos do Mundo, e um membro dos Medicos del Mundo (importante distinção) abalou a caminho do Saltinho, um restaurante que se encontra na margem do rio Cordubal. Deixo que as palavaras mais eloquentes do Miguel descrevão de forma mais apta a beleza do local.


A carreira inter-urbana Bissa-Bafatá (á esquerda) e jovens Balantas num "ritual de passagem"(á direita), ando com alguma dificuldade em descrobrir exactamente qual o ritual e o porquê, mas vêem se muitos grupos a vaguearem por ai todos pintados de branco. É bastante forte, e os gajos metem respeito (especialmente de katana na mão:p)
A "equipa": o gajo que parece um porn star dos anos '80 é um enfermeiro (ou sanitário como chamam aqui) Brazileiro, que aprentemente comprou casa em Albufeira [exemplo de mundo pequeno nº1; mais se seguem]; o bacano sentado á minha esquerda é o elemento dos "del Mundo" que está cá em resposta á emergência do cólera juntamente com a 'tuga sentada á minha direita; a outra branca pelélé é a namorada do del Mundo, que veio passar umas férias; e a moçoila Guineense é a empregada do escritório.

A ponte portuguesa, construida em '55 se não me engano. Ainda resiste já viram, afinal os engenheiros portugueses nem sempre foram assim tão maus :P.
Diverti-me uma 'beca a imitar a cena dum filme doBond na ponte de São Francisco. Tem se uma boa vista lá de cima.
...cenas...
Uma pequena praia fluvial escondida, e as pirogas (a.k.a.: canoas) duns pescadores locais quaisquer que agente vandalizou (eaquerda e centro). A nova versão do Flower Power (á direita).

Quando tiver vagar faço o upload do album de fotografias para vocês poderem apreciar o majestoso poder do rio em todo o seu esplendor.

domingo, 2 de novembro de 2008

Resumos

Bem, apróxima-se do fim esta mini-jornada na Guiné, e encontro me a pensar: "o que é que aprendi por ca?"
Até agora cheguei ás seguintes conclusões:

-Papaia com limão até não é mau de todo:p e dá pra fazer um creme de papaia  bastante interesante;

-Muita gente tem uma percepção de mundos que pensam conhecer, que não se asemelha em nada com a realidade;

-Agente que vive no mundo "desenvolvido" somos uns mimados, e deviamos todos passar seis meses num pais assim para apreciarmos a vida que temos. E não venham com merdas de "ya eu sei que tenho muita sorte na vida que tenho!" [ver o ponto acima pelo porquê];

-A minha passagem por cá foi muito "protegida";

-Não sei mesmo jogar futebol e não há esperanças de alguma vez saber;

-os Brazileiros falam bué;

-Espanhol é impossivel de perceber;

-Até parar de existir a mentalidade de Branco=arvore onde cresce dinheiro, pouca coisa irá evoluir por cá (mete uma raiva certos individuos/instituições);

-A Guiné tem potencial para car***o, tenho as minhas duvidas se será o povo Guineense a explorar-lo;

-A vida de expatriado, a mudar de pais em pais cada x anos, tem o potencial de ser extremamente interessante e cheio de experiências unicas, mas não serve para a criação de laços e/ou raizes sociais fortes. E precisa de um estofo psicológico valente.
Falando com a gente a trabalhar por cá, a maioria concorda que os trbalhos cutors (normalmente de emergência) de 1-3meses são os melhores, especialmente quando se é mais novo.

-Preciso de comprar uma camara fotográfica decente :p


...por agora é o que me ocorre...Back to Work!
Ninja Edit: mais de 1000 visitas, tou ligeiramente chocado :P

sábado, 25 de outubro de 2008

Curiosidades #5

É mais comum (bastante até) ver se dois Homens de mão dada, doque um Homem de mão dada com uma Mulher. E não, não é pela razão que passou por todas as vossas cabeças. Os Guineenses são um povo bastante tactil, segurando em braços e mãos e etc. mesmo se não te conhecem bem.


domingo, 19 de outubro de 2008

Curiosidades#4

Ás refeições, todagente come do mesmo prato. Geralmente sem talheres. Eu pessoalmente sou apologista deste costume, já que poderia reduzir bastante a quantidade de loiça a lavar. Imaginem só o que se poderia poupar em água, para não falar de tempo! ;p

Num tom mais serio, infelizmente fracas condições de saneamento e hábitos de higiene (nomeadamente a falta de "lavar as mãos") podem transformar este costume num veiculo de transmissão de doenças (tal como a Cólera).

Time Flies When You're Having Rum...


...ermm I mean Fun. 
Right? 

Right.

Epa já só falta um mês! È melhor começar a fazer alguma coisa de util!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Curiosidades #3

Carregamentos de telemovel na Guiné são feitos através de compra de cartões com códigos para X quantidade de CFAs (2000, 5000 e 10 000 se não me engano), ou então, podes parar num dos inumeros "pontos de venda" (que por vezes são meramente um banco  com um sinal de uma das operadoras afixado num poste, perdidos no meio do mato) e pagar ao um bacano(a) para te transferir CFAs p'ro móvel.

As três operadoras são: Orange, GuineTel e MTN (não confundir com a TMN, apesar de usar as mesmas cores e tudo, no entanto supostamente não existe nenhuma afiliação).

Aparentemente o negocio está bom. É só grandes bombas á frente dos escritórios da MTN.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Saved By the Bell

Pela primeira vez na minha vida o barulho estridente do despertador foi causa para uma sensação de alegria e alivio.
Nas ultimas semanas ando a ter sonhos (leia-se pesadelos) bastante vividos, mas este foi muito mais além. Já não me lembro muito das premisas do sonho mas tinha alguma coisa a haver com ter que voltar a Portugal cedo sem ter o projecto finalizado e afins (um tema algo recorrente nas minhas deambulações nocturnas :p) misturado com esquemas machiavelicos de tráfico e emprestimos de dinheiro (isto não faço ideia donde surgiu. Honest.). 
Anyway, o sonho foi tão vivido que juro que pensava que estava mesmo a acontecer. Quando fui acordado pelo estridente barulho do despertador do telemovel, e após alguns segundos apercebi me que ainda estava na Guiné (ainda demorei mais uns segundos a pensar "espera ai...não aconteceu pois não? ou aconteceu?") e que afinal estava tudo bem, ainda o deixei tocar mais uns segundos só para poder apreciar o quão doce soava :p

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Roubado Descaradamente ao Bissau Calling

Mas é por uma boa causa:

"A cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL uniram-se à ONG portuguesa Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano (VIDA) para apoiar o projecto “Saúde até à Aldeia” na Guiné-Bissau, um programa de saúde comunitária e materno infantil de elevada qualidade que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Durante os meses de Agosto e Setembro os clientes da cadeia de lojas LIDL, ao comprarem Cerveja Sagres Zero Six-Pack e Água de Luso, nas referências 1,5L e 5L, estarão a contribuir para a construção do primeiro Centro de Saúde Materno-infantil em S. Domingos na Guiné-Bissau, uma vez que a cerveja Sagres Zero, a Água de Luso e o LIDL revertem parte das suas margens para a concretização do Centro. Simultaneamente os portugueses serão desafiados a “medir o seu coração” dando 1,5 Euros de vida para uma consulta de pediatria ou 2 Euros para o seguimento médico de uma grávida doando assim esse serviço às crianças e mães que recorrem ao Centro Materno-infantil."

Portanto, tudo ao LIDL comprar Água Luso. Se não comprarem Sagres Zero eu compreendo. A não ser que o vosso nome seja Luis. Nesse caso é completamente normal.

Epa quase que me esquecia! Em Bijimita, ao lado da escola: 


As "nossas" escolas.

*Alguem sabe como fazer o upload de coordenadas do GoogleEarth?

Saida Dia 2

Os ultimos dois dias têm sido preenchidos com idas ao campo. Fomos a todas as escolas do projecto definir a localização exacta da implementação dos furos, para que se possa realizar os estudos geofisicos. Resume-se basicamente a chegar a cada escola, explicar ao director (supostamente já deveria ter sido informadao, mas enfim) o que estamos lá pr'a fazer e perguntar-lhe onde é que a escola quer o furo (tomando em conta certas limitações). Marcar o sitio com GPS e uma fotografia, e seguir pr'o próximo.
Anyway...a 1ª escola ficava a certa de hora e tal ao longo de uma estrada de terra batida. Viagem feita no fresquinho da manha (deviam estar uns frigidos 24ºC) entre arvores gigantes e pântanos saidos directamente do Jurassic Park
Como a epoca escolar ainda não começou (supostamente começa amnha, mas há uma serie de complicações de momento, nomeadamente greve de professores que não são pagos, alguns há 2 anos) ainda não há ninguem nas escolas expeto os Directores e alguns professores. Não foi uma experiência assim muito emocionante, talvez devido ao pouco contacto humano, mas ficam umas imagens:

É dificil ter noção da escala, mas esta cena é enorme.

A amiga Maia. Tinha a voz mais fofa que já ouvi :p

Cow-boys. Hur Hur.

A minha chefe/orientadora Begoña a servir de marcador para o furo.

domingo, 28 de setembro de 2008

Dedicatoria


Do Estevão ao Melo, com carinho. 


Better run through the jungle



Começa se a tornar tradição ir correr ao Domingo/Feriado p'ro mato com os nossos vizinhos Australianos (aqueles que gostam de beber cerveja e fazer coisas explodir, boa gente). E claro, á boa maneira Hugman, perdermo-nos sempre umas quantas vezes pelo caminho. Sempre é algo mais estimulante que dar voltas a uma pista de atletismo. Há sempre aquela adrenalina criada pela questão "Que é que estará por entre a vegetação que me chega ao pescoço e que me impede de ver onde estou a colocar os pês?". E de estar a saltar por cima e a desviar de ramos que trespassam o caminho a cada dois metros. E especialmente quando o gajo que vai á frente começa a gritar "Cobra!" (no fim era só um ramo).

Depois chegar a casa e tomar um pequeno almoço de cerveja fresquinha e papaia! :D

HurHur #2

The Men Commandments

Extractos: 
-If you've known a bloke for more than 24 hours, his sister is off limits forever, unless you actually marry her.

-If a man's fly is down, that's his problem, you didn't see anything

-Moaning about the brand of free beer in a mate's fridge is forbidden. Complain at will if the temperature is unsuitable.

-If you compliment a bloke on his six-pack, you'd better be talking about his choice of beer.

-The morning after you and a girl who was formerly "just a friend" have carnal drunken monkey sex, the fact that you're feeling weird and guilty is no reason not to nail her again before the discussion about what a big mistake it was.

-Any Man who brings a camera to a stag night may be legally killed and eaten by his mates.

*Esta descoberta resultou duma discussão com uma amiga minha sobre a criação de uma religião, baseada na ideia de que após a morte, vamos todos para o Great Red Light District in the Sky. Sim eu sei que deveria a estar a fazer algo de util.

I like my coffee in all ways and manners. Just as long as it's coffee.

**Note to self: Evitar posts enqanto meio a dormir. Não dá boons resultados.

sábado, 27 de setembro de 2008

Saturday Morning Blues



Deve ser da falta de café em casa. 
Ou talvez de estar a trabalhar durante o fim de semana (bloody translation work).
Maybe both :p

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

24 de Setembro


Em 24 de Setembro de 1973, o PAIGC proclama unilateralmente a independência da Guiné-Bissau, que foi prontamente reconhecida por um grande número de países.

A razão por qual tudo e mais alguma coisa, de estádio a Hoteis, chama-se "24 de Setembro".
E portanto mais uma folga:)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Afinal a Águia Vôa

Descobri a Casa Benfica hoje. Come se bem lá. Se bem que o serviço podia ser melhor.
Mas o dono é Português (se não me engano) por isso não sei se conta :P

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Gabu, Bafatá e a piscina da ASCON

Bem, supostamente deveria estar no escritório a trabalhar arduamente. Mas a minha coordenadora parece estar doente (eu cá pessoalmente acho que é residuos da ressaca de sabado...mas mais sobre isso daqui a bocado) e como eu já despachei tudo o que tinha para fazer, tirei o resto do dia.

Na passada sexta-feira, o meu velhote lembrou-se que queria ir experimentar um hotel novo que ( tinha ele ouvido dizer) abriu lá p'rós lados de Gabu. 
Gabu fica ali ->
Portanto lá abalamos nós após o almoço (sim baldamo-nos ao trabalho na sexta feira á tarde também:p) ao som do Ice Ice Baby do Vanilla Ice a bombar na rádio. O caminho demora cerca de 2h e picos, para viajar cerca de 180km, salvo erro. 
Até há relativamente pouco tempo, as estradas eram bastante muito muito extremamente más. Do genero fazeres o caminho todo aos ziguezagues para evitar os buracos enormes que perfuram a estrada que sobrevive desde a epoca colonial. No entanto recentmente a soperficie foi reposta (com fundos da UE) e agora a estrada está excelente.
Nem 15min tinham passado após sairmos da cidade quando somos mandados encostar por um policia numa "operação stop". Muito amigável e jovial o shôr guarda cumprimentou-nos com um aperto de mão vivaço e segui directamente ao assunto: era sexta-feira, e ele precisava do seu "fim de semana"..2000, 1000 CFAs, algo simbolico dizia ele, sem rodeios. O Steve riu se e disse que nós tavamos de serviço. E, surprise!Surprise! Ele não insistiu mais! Mandou nos seguir caminho. Nem pedir documentos nem nada...
Andar de carro pelo mato na guiné é por si só um passatempo. Passas a miaor parte do tempo entre duas muralhas de verde cerrado. Por vezes vislumbras atravês do folhedo colónias de termitas, de terra vermelha, que se elevam geralmente aos 2 e 3 metros de altura. Ocasionamente abre-se uma clareira, e passas por grandes extensões de arrozais de um verde vivo intenso. Á parte das variações de tons de verde (e do vermelho das colónias) há muita pouca cor. Não há quase nenhumas flores. Por vezes vislumbram-se umas flores amarelas pequenas e pouco mais. 
De Gabu+Bafatá
Mas a falta de variação da vegetação é contraposta com a multitude de gente. Quase que não há um kilometro que não tenha gente na estrada. Poucos carros. Mas muita gente a pé e de bicicleta. Parece que muita gente do campo migrou para ao pé da estrada, aumentando a concentração populacional á sua beira. E as pessoas parecem muito mais simpáticas. Ao passares pelas tabancas (aldeias) ouves o ocasional grito tipico de "Brâanco!" e as pessoas acenam adeus, esboçando um sorriso.
Entre tudo isto, descobri a razão por qual o conceito dos filmes do Bond é tão completamente espectacular!(o conceito atenção!não necessariamente os filmes)
Chegados a Gabu já de noite (o sol poe se cedo) descobrimos o hotel logo á entrada da cidade. Ainda estava semi em construção, mas já tinha quartos prontos, portanto ficamos. O dono é um caçador francês (que falava uma mistura de crioulo e francês que, estranhamente, até se percebia bem) que começou a construir o hotel em 1996, mas que foi obrigado a abandona-lo em '98 com a guerra civil. Voltou o ano passado e continuo o projecto. 
Há que se dizer, que apesar de ainda estar em construção, já estava bastante espectacular e vê-se que tem um grande potencial (esqueci-me de tirar fotos:p).

Manhã seguinte, e fizemos um tour "á Steve" de Gabú. 15min a dar a atavessar a cidade de jipe :p
Apesar de esta ser supostamente a segunda maior cidade do país no momennto, há que se dizer que vimos tudo! Não é lá muito grande, sendo basicamente meia duzia de pequenas "avenidas" rodeadas por bairros. 
Avenida: 
De Gabu+Bafatá

De volta pa Bissau! Com intuito de parar em Bafatá que fica no caminho. Bafatá é a cidade natal de Amílcar Cabral (e era até há pouco tempo a segunda maior cidade).
Aqui sim há umas vistas bastante interessantes.
A cidade encontra-se sobre um pequeno plateau na margem do rio Geba. Tem um porto, construido na epoca colonial, com edificios (algo delapidados) ainda sobreviventes dessa altura. Só consegui tirar uma fotografia da igreja, 
De Gabu+Bafatá
e pouco mais, mas se não me engano há mais no Google Earth.
No cimo do plateau há uma pista de aterragem de um antigo aeroporto que não está em uso. Apesar de ter sido construido durante a guerra colonial, e ser meramente uma camada de asfalto (?) de cerca de um ou dois centimetros, colocado directamente em cima do solo, está em estremamente boas condições.
Lá passamos cerca de uma a duas horas a caminhar atrvês de um bairro á beira do rio. Trocando "bons dias" e "como está" a torto e a direito com todos que nos cruzavam o caminho.
Conseguem descobrir a ponte nesta foto?Foi até lá que caminhamos:
De Gabu+Bafatá

E depois de volta a Bissau, já com um bronze á pedreiro, para ir a uma "pool party".
A ASCON é uma empresa de perfuração (que tem o monopólio total do mercado na Guiné e que é portanto bastante bem abastecida), e o dono cedeu a sua piscina para o pessoal das ONGs fazerem festas, aprentemente. 
Bem...muita cerveja, genta na piscina (que devia estar a uns bons 40ºC) e uma autentica babilónia com uma boa meia duzia de linguas diferentes a serem faladas. Enough said.;)

Toica, Over and Out.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Update #2


Após passar dois dias de semi-convalescência, em que o segundo foi passado fechado em casa sem falar com ninguem, estou assim com alguma necessidade de "comunicar". Dado que o meu velhote já tá ferrado a dormir (10min após chegar a casa e sem sequer tocar no maravilhoso jantar que eu preparei..ah! é vdd, outracoisa que tinha pa dizer mas que me esqueci..bem fica pra outra altura)..onde é que eu ia? ah! pois, como o velhote já tá a dormir, venho "conversar" aqui com uma página em branco.

Iniciei a semana passada, e tenho continuado esta, a desenvolver dois estudos para a realização do projecto da MdM. 

O primeiro é um estudo da viabilidade da implementação de um sistema de saneamento ECOSAN (saneamento ecológico). A Ecosan baseia-se na ideia que o esgoto (para usar um termo mais "soft" :p) deve ser considerado como um recurso (ou pelo menos um resíduo reciclável) e não desperdiçado como é feito na maioria dos sistemas de saneamento. A ideia é tratar os resíduos (atravês da compostagem, ou preferencialmente por desidratação) e reutiliza-los como fertilizante. 
Entre uma miriade de problemas técnicos, há o grande problema de convencer as pessoas a adoptar as técnicas e os hábitos necessários para que o sistema funcione. E portanto o que eu estou a fazer é uma análise da viabilidade técnica (dimensionamento das latrinas, etc.), económica (quanto se gasta na construção, e será que a poupança em fertilizante compensa?), e sociál (quais são os hábitos e costumes em relação ao saneamento,etc.).
Podia se dizer que estou , no fundo, a trabalhar na merda :p
O segundo, é na área que eu aprecio mais, e é basicamente um estudo hidrológico da região, que há de servir como um estudo da viabilidade para o sistema de abastecimento de água. Inda estou numa fase muito inicial, tendo apenas feito uma revisão de projectos já existentes (tudo em Francês, que martirio:p) e pouco mais.
Muitas vezes eu e os meus colegas nos queixamos durante os nossos anos de estudantes sobre a dificuldade em encontrar informação util, bem apresentada e recente. Nem se compara. Mas tasse bem. I'm lovin' it, como dizem os outros!:p

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

domingo, 14 de setembro de 2008

Ramadhan


Algo que tenho estado pra falar mas que me tenho esquecido.
Começou o fim de semana passado (se não me engano) o mês de Ramadão. Uma grande percentagem do povo Guineense é muçulmana, tendo assim esta celebração (é uma celebração? em Inglês dizemos "observance", desconheço a tradução desta palavra em 'Tuga) religiosa algum peso no dia a dia do momento. Façam favor de se instruir.
O outro dia uns miúdos ralharam comigo por estar a comer almoço :p


Closure, Lacking



It is always born with love, but does not always die with it.


Time Warp

Algo que não pára de me espantar é a alteração que a Guiné provocou ao meu relógio biológico. Eu sou uma pessoa que gosta de dormir. Se não tiver obrigações ou coisas para fazer sou capaz de estender o meu sono indefinidamente (não tanto como esta pessoa, mas esse também é um caso especial:p). No entanto, encontro me a acordar ás 7-8:00 da manha a um Domingo!(E só tinha planos vagos para ir jogar á bola algures lá pro meio/fim da tarde). Sábado, acordei ás 6am (no entanto mesmo assim consegui perder o barco até ás ilhas:p), sem despertador, sem barulho na rua etc e após uma noitada!

Ainda não arranjei uma explicação por esta alteração na necessidade/vontade de dormir. As hipóteses mais óbvias (sol levanta-se mais cedo, barulho dos geradores, calor, etc.) são facilmente refutáveis (a casa é escura durante todo dia mesmo com as janelas todas abertas, o barulho é relativamente baixo e já dormi com pior, já estou aclimatizado e não reparo tanto no calor...) .

Outra "alteração do tempo" é a impressão que este anda mais devagar. Muitas vezes dou por mim ao meio do dia a pensar que já vou ao final da tarde. Parece que despacho o trabalho mais depressa e tudo :p

Não sou o único a sentir este fenómeno! Já umas quantas pessoas me comentaram sobre ele.

Deve ter algo a haver com as diferenças de temperatura e do ciclo solar. Heh!:p

Role Reversal



"Hi! Haaaave you met Ted?"

Versão Guiné:

"Branco! Paga cerveja, são só quinhentos!"
*O Estêvão haveria de adorar :p


sábado, 13 de setembro de 2008

Resultados

Bem, heh, isto só era pra ser publicado prá semana mas como o primeiro e único concorrente acertou em todas palavra por palavra (*cough*interesante como traduziste "papaia" como "mamão", mesmo após eu ter trocado o "mamão" do original por "papaia" :p):

Está portanto prometido o sixpack ao Sr.Quirosene!:p

1º - "Ami i rasa papaia: N ka ta durmi na bariga di algin"
R: eu sou como o mamão: não fico parado na barriga de ninguém

2º - "Baka ki ka ten rabu, Deus ta banal"
R: à vaca que não tem rabo, abana-a Deus

3º - "Bariga pode debu o debu ma bu ka ta toma faka bu rumpil"
R: por pior que a barriga esteja, você não a corta com a faca

4º - "Bu ka sibi si bu mama di bunda i gros, son ora k'i tene mandita"
R: você não sabe se sua bunda é grande, a não ser quando ela tem furúnculo

5º - "Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti"
R: o burro, com pouca ou muita carga, se não é açoitado não anda


6º - "Garandis fala kuma sen mantanpadas i ka sabi tama, ma i sabi konta"
R: os anciãos dizem que cem chibatadas não são agradáveis de tomar, mas de contar

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

End of the Week


Woohooo! Fim de semana!

Bem, a vida começa a criar rotina: levantar ás 7:30, ir pró escritório, almoçar, voltar pró escritório, sair ás 6:00+/-, com sorte ir correr com o velhote (e agora também com os vizinhos, o meu "chefe" e etc) , casa, jantar, arranjar qualquer coisa para ocupar o tempo até dormir, rinse and repeat. A proverbial vida "9 to 5" :p

Não que eu me esteja a queixar, atenção! No entanto, sentir falta do fim de semana é algo por qual não passava há algum tempo.

Adiante!

Fui abandonado por quatro dias enquanto o meu velhote vai a Portugal. Tenho de ir falar com os vizinhos pra fazermos uma "keg party".

Informam me que estou convocado para um re-match no Domingo. Vamos ver se recuperamos a cabra. No entanto acho que também há uma festa por ai no Sábado...o que é capaz reduzir as nossas hipóteses.

Parece que desenvolvi uma miríade de maus hábitos desde que vim para cá:
- Trato toda gente por "tu";
- Uso a palavra "Epá" no inicio da maioria das frases;
- E acabo as frases com " ...,eh?" (acho que apanhei o tique ao ver o filme Blood Diamond)
Agora que estou consciente que tenho estes tiques, espero conseguir largá-los :p

*Preciso mesmo de começar a tirar fotografias :p




quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Desafio



Pago um sixpack de cerveja, da marca que preferir, á primeira pessoa a conseguir traduzir literal ou figurativamente os seguintes provérbios crioulos. No caso de ninguém conseguir todas as cinco, pago uma cerveja por cada proverbio traduzido, á pessoa que conseguir o maior número de traduções correctas.

1º - "Ami i rasa papaia: N ka ta durmi na bariga di algin"

2º - "Baka ki ka ten rabu, Deus ta banal"

3º - "Bariga pode debu o debu ma bu ka ta toma faka bu rumpil"

4º - "Bu ka sibi si bu mama di bunda i gros, son ora k'i tene mandita"

5º - "Buru tudu karga ki karga si ka sutadu i ka ta janti"

6º - "Garandis fala kuma sen mantanpadas i ka sabi tama, ma i sabi konta"

As traduções corectas serão apresentadas num post daqui a uma semana. É favor apresentarem as vossas propostas de tradução nos "comentários" ou por e-mail.

Hint: Experimentem pronunciar as frases em voz alta.

domingo, 7 de setembro de 2008

Curiosidades #2




Já vi muita gente com camisolas do Sporting, do Porto e até da selecção Portuguesa. No entanto, ainda não vi ninguém com uma do Benfica.